Início > Excepcional > Photopia

Photopia

“Will you read me a story?”

“Read you a story? What fun would that be? I’ve
got a better idea: let’s tell a story together.”

Com essa descrição precisa e singela do que é interactive fiction, iniciava Photopia, um clássico moderno do gênero escrito por Adam Cadre.

Vencedor da IFComp de 1998, o “jogo” é desde sempre não apenas porta de entrada para muitos no gênero como também um dos mais controversiais IF já criados, motivando paixão e estarrecimento em iguais medidas.

A razão de tanta comoção é esta:  Photopia é menos um jogo e mais um trabalho de ficção tradicional, estática e não-interativa.  O “jogador” tem poucas opções de interação com a história e no fim das contas isso pouco importa, pois a trama progride linearmente e seu final inevitável está fora do controle do jogador.  Um tanto quanto irônico para um jogo que abre com a proposta de contarem uma história juntos, autor e jogador.

No entanto, em sua defesa, Cadre usou da interatividade da mídia com mestria para grande efeito psicológico, situando o leitor/jogador no meio de um turbilhão de pequenos contos aparentemente desconexos, deixando-o experimentar a trama narrada de forma não-linear do ponto de vista de vários protagonistas.  Por experiência própria e por outros relatos que li por aí, posso dizer que funcionou incrivelmente bem. 🙂

É uma viagem só de ida, mas que viagem!  Depois que a adrenalina passa, você pode se distanciar e analisar e chegar a conclusão de que a história é um tanto quanto manipulativa e melodramática.  Mas é aquele lance:  a primeira impressão é a que fica. 😉

Dicas:  Use cores (responda yes).  Se o texto estiver muito grande, use o scroll da página.  Conversa com personagens é com “talk to“.  Não há muito mistério, praticamente não há desafios.  Só há um puzzle a ser resolvido próximo ao final, relativamente lógico e fácil.

experimente online:  Photopia

download para uso com um dos terps

comandos em IF

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: