Dual

Conforme tinha comentado, joguei Dual Transform, terceiro lugar na CGDC7.  Não exatamente o melhor interactive fiction de zarf, mas mesmo em seus piores dias, é melhor que a maioria. 🙂

Como a maioria de suas obras no gênero, alia engenhosidade técnica e prosa poética e sucinta, narrando a trama a partir do estado de espírito do protagonista.  Dessa vez, ambas a serviço de um jogo feito com um público mais casual em mente.  O que quer dizer:  os desafios são razoavelmente simples e a mecânica da coisa flui de forma bastante natural e intuitiva.  É possível completar em cerca de meia hora.

Comentários do narrador deixam em evidência expectativas do protagonista, agindo como dicas para o jogador.  Não há praticamente instâncias do famigerado guess-the-verb:  há respostas para praticamente todas as ações sensatas em que um jogador pode pensar.  Por essas e pelo fato de ter sido criado para um público mais casual, achei um excelente jogo para iniciantes, o que não quer dizer enfadonho ou sem desafios, apenas que pega mais leve.

Sobre os desafios, o tema do jogo é metasemântica e o protagonista parece ser um engenheiro em um mundo de realidade aumentada.  Os desafios consistem em achar combinações de itens em cenários virtuais que mudam e se reconfiguram.  Atenção às descrições é fundamental.

Na verdade, eu interpretei a coisa toda como sendo uma auto paródia sobre os esforços do próprio Andrew Plotkin em completar seu interactive fiction em tempo para a competição.  Ele brinca um bocado com auto-referências à própria mídia em seus IF, aqui identificada como metasemântica.

experimente online:  Dual Transform

download para uso com um dos terps

comandos em IF

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: