Dual

Conforme tinha comentado, joguei Dual Transform, terceiro lugar na CGDC7.  Não exatamente o melhor interactive fiction de zarf, mas mesmo em seus piores dias, é melhor que a maioria. 🙂

Como a maioria de suas obras no gênero, alia engenhosidade técnica e prosa poética e sucinta, narrando a trama a partir do estado de espírito do protagonista.  Dessa vez, ambas a serviço de um jogo feito com um público mais casual em mente.  O que quer dizer:  os desafios são razoavelmente simples e a mecânica da coisa flui de forma bastante natural e intuitiva.  É possível completar em cerca de meia hora.

Comentários do narrador deixam em evidência expectativas do protagonista, agindo como dicas para o jogador.  Não há praticamente instâncias do famigerado guess-the-verb:  há respostas para praticamente todas as ações sensatas em que um jogador pode pensar.  Por essas e pelo fato de ter sido criado para um público mais casual, achei um excelente jogo para iniciantes, o que não quer dizer enfadonho ou sem desafios, apenas que pega mais leve.

Sobre os desafios, o tema do jogo é metasemântica e o protagonista parece ser um engenheiro em um mundo de realidade aumentada.  Os desafios consistem em achar combinações de itens em cenários virtuais que mudam e se reconfiguram.  Atenção às descrições é fundamental.

Na verdade, eu interpretei a coisa toda como sendo uma auto paródia sobre os esforços do próprio Andrew Plotkin em completar seu interactive fiction em tempo para a competição.  Ele brinca um bocado com auto-referências à própria mídia em seus IF, aqui identificada como metasemântica.

experimente online:  Dual Transform

download para uso com um dos terps

comandos em IF

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário